Como Calcular o Preço do Artesanato em Geral

Todos temos dúvidas em como calcular o preço de venda de nosso artesanato, pode parecer complicado, mas definir o preço de um produto é relativamente fácil.

Vamos entender os conceitos básicos para calcular o preço de venda.

Como Calcular o Preço do Artesanato em Geral

Custos Fixos, Custos Variáveis, Salário e Lucro.

  1. Custos Fixos: São aqueles que ocorrem todos os meses independente de  realizar ou não vendas, como exemplo temos a internet, luz, água, telefone,  que apesar dos valores se modificarem de um mês para o outro, o valor total é independe da produção e venda. Resumindo os custos fixos são as contas mensais do seu atelier. Quem tem loja ou atelier com endereço próprio consegue levantar esses valores mais facilmente pois as contas chegam separadas. Mas se você trabalha em casa, mesmo não pagando muitas dessas despesas, deve coloca-las na sua lista pois elas fazem parte da sua atividade e são muito importantes em como calcular preço de artesanato
  2. Custos Variáveis: Custos Variáveis são os custos que variam de acordo com o volume de vendas e/ou produção, são os materiais que você usa, eles aumentam ou diminuem de acordo com a sua produção. DICA: Para reduzir os custos da matéria prima procure encontrar um bom fornecedor que negocie preços melhores com você para compras em quantidade, Comprando com preços melhores você consegue reduzir os custos, tornando suas peças mais competitivas no mercado.
  3. Salário: É o seu pró labore, é o valor que você acha justo receber para realizar a sua atividade criativa.Isso mesmo, lembre que você precisa ter um salário todo mês como qualquer trabalhador normal.
  4. Lucro:Não existe negócio de sucesso sem lucro. Todo negócio precisa ser rentável para que possa crescer de forma saudável, evoluir e se aprimorar. O lucro é a parte do preço de venda que ao ser poupada e acumulada permitirá que você amplie sua produção, adquira ferramentas modernas e invista em interesses que tornem seus produtos mais conhecidos e procurados. É com o lucro que você ampliará seu negócio sem perder o sono com contas para pagar. Lucro é tudo que excede a sua receita, é com esse dinheiro que você vai reinvestir no seu negócio. Essa palavrinha significa saúde financeira  e devemos lembrar que lucro e salário são diferentes; o lucro não é fonte de renda.

Então como calcular o preço de artesanato?

Simples: Somando Custos Fixos + Custos Variáveis + Salário + Lucro.

O que parece tão complicado acaba ficando simples quando exercitamos o controle em forma de planilhas.

Calcular o preço final de um produto de artesanato é uma atividade diária que deve ser comparada mês a mês com resultados obtidos anteriormente.

A experiência e o olhar atento farão que sua atividade seja não só prazerosa, mas também verdadeiramente rentável.

Não sei se você conhece a  Carla Tiago, mas tem um vídeo onde ela revela o que tem feito para obter melhores resultados em seu negócio de artesanato através de uma planilha exclusiva.

Você pode ver o vídeo AQUI!

Também tenho um artigo sobre ela AQUI!

O que eu espero que vocês absorvam dessas dicas é que todas essas variáveis podem ser alteradas e muitas vezes é desejável que sejam alteradas.

Pense sempre em como reduzir os gastos com a matéria-prima das peças que produz, negocie bons fornecedores e saiba que essa é uma parte importante do seu trabalho de artesão ou artesã.

Controle as despesas fixas na ponta do lápis.

Gastar menos energia, alugar um espaço mais em conta, cuidar preventivamente dos equipamentos antes que estraguem, são todas atitudes que te pouparão dinheiro e ajudarão no seu sucesso.

Use o lucro a seu favor.

Não seja irredutível, dar descontos e muitas vezes vender pelo preço de custo pode ser um ótimo negócio quando o seu dinheiro está parado e suas peças precisam ser renovadas.

Calculando e conhecendo bem todos as partes que compõem o preço de suas peças você poderá lidar bem com as dificuldades de períodos fracos e com o aumento da demanda de períodos fortes.

Desejo sucesso sempre e lembro que minhas dicas de como calcular preço de artesanato não são lei absoluta.

Busque sempre se aprimorar, estudar e aprender novos modos de estar à frente de seu negócio.

Conheça Também:

Curso de Alongamento de Cílios Fio a Fio